quinta-feira, 2 de junho de 2011

Como fazer um teste USB

Para ampliar basta clicar nas imagens

Mesmo após o tutorial de como ligar as portas USB frontais, eu me senti na obrigação de ensinar a vocês como comprovar que a ligação foi feita de forma correta. Como isso?
Simples, neste tutorial ensinarei vocês a fazer um teste USB caseiro,claro que para isso precisaremos de alguns materiais,veremos a seguir:

 Materiais:


Também tenha em mãos:


Dicas: para que você tenha mais apoio na hora de soldar é preferível que o ferro de solda seja de 30 ou 40 watts, a menos que você se sinta seguro para fazer com outro.
Dica 2: O resistor pode varia entre 400r a 600r porém é preferível que você compre o de 470r para não ter erro.
Dica 3: Não importa a cor do LED, desde que ele ascenda.

Com os materiais necessários em mãos, hora de começar:
Primeiro passo você deve pegar o conector USB que você comprou na loja e abri-lo como na foto seguinte:

Agoa vamos preparar o resistor para que ele caiba encaixe melhor  ao tamanho do conector USB, para isso use o alicate de corte:

Com o alicate de corte corte uma das pernas do conector deixando um espaço para que o mesmo ainda possa ser soldado ao conector USB.

O próximo passo é verificar o LED, pois este também possui um lado negativo e outro positivo, veja como:
Perceba que o seu LED tem uma perna maior que outra, por menor que seja a diferença mais tem, a perna maior indica o lado positivo do LED e a menor o lado negativo.
Agora que já sabemos qual o lado positivo e negativo do LED, temos que saber também qual o lado positivo e negativo do conector USB:


É importante saber a polaridade dos componentes pois se algo for invertido o conector não funciona.

Então vou mostrar a vocês como deve ficar o esquema antes de soldar:

Notem que o resistor deve ser ligado ao pólo negativo do conector USB e sua perna restante ao lado negativo do LED, enquanto a perna positiva do  LED deve ser ligada diretamente ao ao pólo positivo do conector USB, nesse caso como a perna do LED era muito curta eu usei a perna cortada do resistor para criar uma ponte entre eles.

Comece soldando o resistor ao conector USB, no meu caso eu soldei logo a ponte feita com a perna cortada do resistor também, ficando dessa forma:
Após soldar o resistor, e a ponte no meu caso, você deve se preocupar em como soldar o LED, para facilitar a tarefa use o alicate como apoio par ao LED assim como na figura abaixo:

Agora aplique pontos de solda onde estão os pontos vermelhos da foto, e lembre-se da polaridade do LED, lado negativo com resistor e lado positivo direto ao USB (Lembrando que se  a perna do seu LED for grande o suficiente nesta parte você deve solda-la diretamente ao conector USB).

feito isso você terá uma algo mais ou menos assim:

 A partir deste momento seu conector já está pronto, o que faremos a partir daqui são medidas de segurança.

Primeiro devemos isolar as pernas do LED para que elas não entrem em contato com a superfície de metal do conector USB, isso causa um curto que pode até mesmo desligar o micro, então enrole o esparadrapo ao redor das pernas do seu LED, vai assim:

Tampe o USB com a tampinha retirada logo no início, e ponha ao protetor de cabo Ethernet por cima deixando seu teste da seguinte forma:
Claro a capinha não ficará fixa, então aplique um pouco de cola quente no interior da mesma para que ela se prenda ao conector USB:

DICA: Para uma melhor fixação do conector USB aplique cola dos dois lados e espere secar antes de qualquer coisa.

E por fim para fixar melhor o LED ao topo do dispositivo você pode cautelosamente aplicar um pouco de cola ao redor do mesmo:
Aplique a cola na área pintada de vermelho ao redor de todo o LED.


Agora é a hora de testar, mas como funciona?
Funciona de forma bem simples, se você conectar a sua porta USB e o LED acender sua porta USB está conectada de forma correta, caso não acenda sua porta USB pode estar conectada de forma errada ou não estar conectada.

Segue agora o teste que eu fiz logo após o término desse teste:

Quem não se sentir a vontade para fazer seu teste USB e quiser comprar um, basta me contactar pelo campo de comentários do blog.

15 comentários:

  1. eu consegui mano valew mesmo so q meu lede foi azul kkk sujei o chao todo com soldakk tenho uma pergunta

    se a porta usb tiver invertida o led nao acende..
    mas ao mesmo tempo ele queima ??
    r: max_cv_2008@hotmail.com ajuda ai

    e tambem sou de maceio kkkkk vc vai pros meus favoritos eu tirei as peças q tu pediu de um pendrive pirata e de um carregador univer com lcd

    ResponderExcluir
  2. Maxwell etsou retomando o blog esses dias, então, nã se preocupe o teste USB não queimará se a porta estiver invertida, ele apenas não acende!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, gostaria de saber se é possível usar esse teste USB nas USB's da parte de trás do PC para saber se a mesma está ou não com defeito. Caso sim, quanto ficaria esse teste USB e enviar para o RJ
    Entre em contato: leo.nogueira@outlook.com

    ResponderExcluir
  4. Pelo que entendi, o resistor é para filtrar os 3,5v da corrente de 5v, sobrando apenas 1.5v para o led... Isto mesmo??

    ResponderExcluir
  5. conseguir fazer o teste.

    ResponderExcluir
  6. olá , minha dúvida é : este resistor eu posso retirar de qualquer aparelho de sucata eletronica ou tem que ser especifico ??? e qual modelo por gentileza, e se eu utilizar direto um led sem o resistor ele funcionará também como um testador de portas usb ou é necessariamente utilizar o tal resistor ??? obg pela atenção e se possivel favor me responder pelo seguinte e-mail: danilo_liberal@hotmail.com

    parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Fiz meu teste ficou top.usei um pedaço de termocontratil no lugar da capa para RJ.

    ResponderExcluir
  8. Me chama no zap quero comprar um desses.55 11 96397 1397

    ResponderExcluir